ACHO QUE NÓS DEVEMOS TOMAR UMA ATITUDE NO LUGAR DE FICAR DISCUTINDO “O SEXO DOS ANJOS”

em quarta-feira, 28 de setembro, 2016

Thomaz Caspary*

É interessante observar às vezes pegamos um texto, que foi escrito com determinado objetivo e o relaciona a um contexto completamente diferente, de acordo com a sua própria vivência do dia a dia. Isso acontece comigo muitas vezes.

Nos últimos dias, li um livro embasado na evolução profissional neste século XXI, que aborda como tomar atitudes, pensar fora da caixa, explorar novas possibilidades, mas sempre direcionado para o lado profissional e empresarial. Este livro aborda claramente que nestes tempos conturbados são exigidas novas decisões.

Aquelas escolhas que você fez um dia, foram baseadas no que você sabia sobre um mundo como ele era. Mas agora, você sabe mais e o mundo é totalmente diferente, principalmente o nosso mundinho aquí no Brasil.

O problema vem com o fato de você se apegar ao seu “status quo” e viver com medo de fazer outras escolhas, escolhas que podem não funcionar. Você pode ter estado certo antes, mas agora não é antes, é agora.

Se o mundo não estivesse diferente, não haveria necessidade de se tomar uma nova decisão. A pergunta que eu faço é: “o mundo está diferente agora”? Por que então, a gente se apega tanto a decisões e escolhas, que foram tomadas tempos atrás, num outro contexto, numa outra situação?

O mundo está mudando com uma rapidez incrível. Estamos numa Aldeia Global, onde as empresas fazem transações independentemente do lugar ou tempo, graças à Tecnologia da Informação. A única constante é a mudança contínua, mudança rápida e profunda. O ambiente de negócios está mudando e quase sem perceber, estamos saindo da era Industrial – ativos tangíveis e bens físicos como máquinas, instalações, etc., e o capital financeiro. Estamos entrando na era do Conhecimento – ativos intangíveis e bens intelectuais, era de ideias, concepções, capital intelectual em alta. O conhecimento está se tornando a moeda mais importante do novo milênio.

A nossa força de trabalho está mudando, onde as pessoas estão se caracterizando por novas competências, diferentes valores sociais, etnias e raças, idades e bases culturais.

As expectativas de clientes e consumidores estão mudando muito e só prosperam as empresas que são capazes de oferecer qualidade elevada aos clientes, melhores serviços, baixo custo e valor agregado. A era da gestão da qualidade total e o encantar o cliente superando suas expectativas passa a ser seu grito de guerra. Incessante necessidade de mudança e inovação, pois as necessidades e expectativas dos clientes estão sempre mudando.

Temos, portanto que buscar novos modelos de negócio, rever a nossa força de vendas e sua metodologia, trabalhar firmemente na implantação de Boas Práticas e parametrizar nossos sistemas de custos e formação de preços de venda, o que nos leva forçosamente a rever a nossa produtividade.

Poderíamos nos alongar bastante, porém certamente vocês irão saber mais sobre tudo isso, no II SEMINÁRIO SUL BRASILEIRO da Indústria Gráfica dia 22 próximo em Florianópolis, SC onde se falará sobre Gestão Inovadora e Tecnologia no nosso setor.

*Thomaz Caspary é consultor de empresas, Coach e diretor da Printconsult Ltda. – tcaspary@uol.com.br – Tel.: (11) 3167-6939 e (11) 99105-2776.