Ransomware, o vírus que sequestra o computador da
vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate

Seu computador pode estar infectado!

Saiba tudo sobre o ransomware, o vírus que sequestra arquivos. Entenda o que é o ransomware, como ele chega aos computadores, o que fazer se o computador for infectado e como manter seus dados seguros.

A Ecalc preparou um pequeno informativo abaixo respondendo essas perguntas e tirando outras dúvidas. Acompanhe!

O que é ransomware?

Em suma, trata-se de um software que obriga suas vítimas a pagar um resgate por suas próprias informações. Os hackers mantém os dados do computador invadido criptografados, de forma que o dono não consiga acessá-los, a menos que eles liberem.

Como ele chega aos computadores?

Ransomwares podem surgir em diferentes formas. Muitas vezes, eles conseguem acesso ao computador por meio de um site ou programa infectado, enviado como um anexo por e-mail ou baixado da internet.

O que acontece se meu computador for infectado?

O ransomware assume o controle de um computador de duas formas principais: bloqueio da tela ou encriptação dos arquivos. Ambos significam que o computador será completamente ou parcialmente inutilizado. Também exibirá na tela do computador um aviso para informar como as pessoas devem proceder para recuperar acesso à sua máquina, incluindo informações sobre quem e quanto deve ser pago pelo resgate.

O que fazer se for infectado?

Primeiro, desligue o computador para interromper a propagação do malware e o processo de criptografia dos arquivos. Em seguida, avise a polícia – eles provavelmente não poderão fazer nada para ajudá-lo, mas é importante que eles saibam da extorsão.

Em seguida, vem a parte difícil da recuperação dos seus arquivos. Retomar o controle do computador é relativamente fácil – basta fazer uma limpeza e excluir os arquivos maliciosos para ter sua máquina de volta. Para saber o que está causando problemas, tente procurar o malware específico que te afetou.

Até aí, tudo bem. Você já consegue mexer na sua máquina; mas e os arquivos sequestrados? Geralmente, o ransomware criptografa tudo e torna impossível sua recuperação. Se você tiver um backup completo e atualizado, basta restaurar o computador – que já deve estar devidamente limpo – e colocar seus arquivos de volta.

No entanto, se você não tiver um backup e realmente precisar das informações sequestradas, talvez você precise arriscar o pagamento. Isso é altamente frustrante, incentiva os hackers e só deve ser considerado como última opção. Lembrando que é a pior decisão a ser tomada neste casos, pois não há nenhuma garantia de que seus arquivos serão devolvidos ou uma maneira de localizá-los após o pagamento.

Como manter meu computador seguro?

* informações retiradas do site canaltech