COMO A PRINTCONSULT ENXERGA O MERCADO GRÁFICO PARA 2018 E 2019 – AFIRMAR ISSO SERÁ MUITA OUSADIA DE NOSSA PARTE?

em terça-feira, 27 de fevereiro, 2018

Thomaz Caspary*

Não temos dúvida de que o avanço da política ainda depende do resultado das eleições de 2018. Os indicadores que mostram que a economia começa a melhorar não são tão significativos para 2017, e também para 2018, até porque é um ano de eleição e vai depender de quem são os presidenciáveis, pois aí a gente entra na esfera política, e atual descrença nessa área vai influir na economia, a exemplo do que aconteceu na eleição anterior.

O quadro de crise, que nosso país passa nos últimos anos, é puramente político. Não havia crise internacional, todos os países estavam apresentando crescimento, à exceção de alguns países vizinhos nossos. Passamos a viver uma crise política interna, uma briga entre dois poderes, e isso gerou essa instabilidade porque a economia começou a ficar desacreditada, pois os gestores e o mercado não conseguiam ver uma luz no fim do túnel.

A melhora da economia, caso as reformas do governo forem sancionadas, será significativa, com impacto de 2,5 até 3%. Mas também tem nesse anúncio a intenção de pressionar a população a entender e apoiar essas reformas, pois toda mudança gera desconforto. A gente vê isso dentro de uma empresa, quando você muda um gerente já gera desconfiança, imagina isso na escala do Estado, no país, em que você mexe com direitos trabalhistas, com questões previdenciárias, e isso tudo acaba deixando as pessoas indecisas e avessas às mudanças.

Em pleno século XXI, ainda não me conformo com a falta de atitude de grande parte de nossos empresários gráficos. Venho alardeando há mais de 30 anos, de que devemos fazer isto ou aquilo, cuidar de nosso patrimônio, verificar custos e calcular corretamente, treinar equipes de vendas, investir em tecnologias buscando maior produtividade. E acabo assistindo dezenas de empresas gráficas fechando ou sendo forçadas a vender seus ativos.

Tenho certeza de que em 2018 e 2019 muitos empresários tomarão uma atitude para sair do atoleiro. Não lhes resta outra alternativa. Estamos praticamente em novembro e, em 30 dias teremos o início de um novo ano. Faço novamente neste mês, mais uma tentativa de sensibilizar o empresário gráfico.

Publicamos em nosso Site (www.printconsult.com.br) dois artigos de peso que estamos anexando a este e-mail: “ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NAS NOSSAS EMPRESAS” e “NÃO ADIANTA TERMOS PROCEDIMENTOS DE GESTÃO E DE TRABALHO. PRECISAMOS ISTO SIM, DE PRODUTIVIDADE!”, além de contar um pouco destes nossos trinta anos de estrada.

A todos vocês os meus votos de que eu esteja certo e que vocês passarão a cuidar melhor do vosso patrimônio. SUCESSO!

*Thomaz Caspary é consultor de empresas e diretor da Printconsult Ltda. – tcaspary@uol.com.br – (11) 3167-6939 e (11) 99105-2776.