O EMPRESÁRIO GRÁFICO CENTRALIZADOR É O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PARA QUE A EMPRESA CONTINUE PARADA.

em quinta-feira, 26 de julho, 2018

O pouco, ou talvez inexistente, crescimento de sua empresa tem um principal culpado. Não é o setor de vendas, operacional, nem é a crise econômica. O culpado é você!  Você é principal motivo para sua empresa não crescer!

Muitos donos de gráfica têm pesadelos só de pensar em se afastar da empresa por uns dias. Eles imaginam os funcionários perdidos, o estoque bagunçado e as contas no vermelho. Seja por momentos inesperados ou férias, o negócio é colocado à prova quando o dono se afasta. A presença do dono é indispensável para o sucesso de uma empresa, mas a vontade de centralizar todas as decisões de alguns empresários não é benéfica. A empresa que nasce sob essa influência não é um negócio que vai crescer. A chave para manter as coisas em ordem é confiar na equipe que vai assumir suas responsabilidades.

Gestores muito centralizadores e que não gostam de delegar funções estão destruindo milhares de negócios todos os anos. Isso acontece porque eles acreditam que são os únicos responsáveis pelo sucesso da sua empresa e, assim, acabam não permitindo que os negócios sejam maiores que eles mesmos. Já falei aqui sobre chefes centralizadores e uma característica de patrões que trabalham assim é que eles não conseguem delegar as tarefas. Gestores que não deixam seu negócio crescer acreditam que devem ser os responsáveis por todos os passos, do marketing às vendas, do contato com o cliente à faxina.

É incrível como ainda existem donos de gráfica que não conseguem separar os rendimentos da empresa dos seus próprios. Tratam a conta da empresa como a sua pessoal e isso traz uma série de problemas de gestão do negócio e particulares. Se o empresário tem que escolher entre atrasar as contas da sua casa ou deixar de pagar funcionários, há uma falha grave nas duas gestões. Estabelecer um pró-labore fixo para ambas as contas bancárias e evitar assim um mal entendidos e problemas com o fisco, que pode entender a prática como sonegação de impostos.

A centralização da gestão pode causar também insatisfação e insegurança dos funcionários. Quando não é investido o necessário em Recursos Humanos, os funcionários podem se desmotivar ou te deixar na mão. Investir em treinamento, integração e funcionários capacitados é garantia de maior produtividade.

Lembre-se de que o foco não está em você!

Embora você seja dono do seu próprio negócio, não é a você que a gráfica deve servir. Quando se investe em gráfica, deve-se ter em mente que se tratará diretamente com os clientes. Busque sempre atendê-los da melhor forma possível, pois eles que trazem o lucro e a renda da sua empresa, não o contrário. Empresários megalomaníacos costumam ser inflexíveis com o tratamento aos clientes e não gostar de críticas.

O complexo de se achar o centro do seu universo empresarial pode te tirar a atenção de outro ponto importante em qualquer negócio: a concorrência. É primordial que você conheça seus concorrentes, para que você saiba como ser melhor que eles. Aprenda a agregar valor a seus investimentos e a diferenciar-se deles. Empresas muitas vezes ficam reféns de seus donos e muitos deles são maus gestores. Então, usam mil desculpas para justificar o seu fracasso no crescimento. Atribuem a culpa aos funcionários, aos negócios, ao momento financeiro, e com isso tornam-se cada vez mais centralizadores, querem estar cada vez mais responsáveis por todos os passos do bom funcionamento da empresa até dominá-la por completo.

Estamos neste mês de julho de 2017 publicando em nosso Site (www.printconsult.com.br) o artigo “TEMOS QUE CUIDAR DE NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO  –  NOSSOS FUNCIONÁRIOS!” fazendo um alerta da importância de treinar nossas equipes de atendimento. Desejamos a todos boa reflexão e bom relacionamento com os clientes internos e externos que são o primeiro Passo para a retomada dos negócios.

*Thomaz Caspary é consultor de empresas, Coach e diretor da Printconsult Ltda. – tcaspary@uol.com.br – (11) 3167-6939 e (11) 99105-2776.