POR QUE O PCP DA SUA GRÁFICA DEVE CONTEMPLAR TODOS OS SETORES E ATIVIDADES?

em sexta-feira, 16 de março, 2018

Thomaz Caspary*

Cada vez mais difundido, o PCP (Planejamento e Controle de Produção) vem sendo adotado por empresas do mundo todo, em todas as especialidades da indústria gráfica. É utilizado, dentre outras funções, para a obtenção de dados, a fim de elaborar custos e orçamentos corretamente, além de fornecer os fundamentos para uma produção mais racional com maior velocidade e menores custos. “Especificamente para o departamento comercial, o PCP pode contribuir para determinar que tipos de impresso vender, oferecer suporte e alternativas de produção e agendar prazos de entrega”.

Segundo a grande maioria dos consultores empresariais, o PCP pode ser utilizado também para o planejamento de investimentos, com a finalidade de indicar os equipamentos mais adequados para a produção desejada e para o retorno dos investimentos. O PCP é o setor que levanta as médias de produção, determina o fluxo de trabalho e as alternativas de material. Já na área de compras, o departamento programa a entrega e analisa juntamente com a produção, a qualidade dos materiais, verificando também, se o que foi orçado se iguala ao que foi comprado.

Na estrutura da produção, o PCP analisa os meios, através de organogramas, layouts da fábrica, disposição dos equipamentos, espaço físico de operação, fluxograma de produção, qualidade da mão-de-obra e estado de conservação dos equipamentos. “Já no planejamento de tarefas, o controle avalia o trabalho, produtividade, oferece soluções alternativas analisando entre outras coisas as vantagens de terceirização de tarefas. ”

Os conhecimentos básicos do pessoal que atua no PCP devem contemplar papéis englobando as opções indicadas para o programa, divididas entre os diferentes fabricantes, gramaturas, larguras de bobina, tipos de autocopiativos, carbonos, tintas e cores padrão ou Pantone e conhecimentos com relação a dados variáveis.

Sabemos que nas gráficas sempre temos sobras, ou compras “de ocasião” que ficam paradas no estoque por longos períodos sem movimentação o que é um “veneno para o capital de giro da empresa. Já para dados variáveis ou mesmo embalagens, a lista de características incluídas no conhecimento necessário ao PCP é um pouco mais extensa sendo necessário um treinamento técnico para o pessoal do PCP, tanto na Produção dos impressos, como para Sistemas Terceirizados de acabamento.

A partir da correta introdução dessas especificações, o sistema passa a funcionar perfeitamente para controlar os processos. “O principal problema que prejudica o desempenho do PCP e consequentemente da produção está nos sistemas de informação”, explica a Printconsult. Falta de atenção, dados incorretos ou, incompletos ou mesmo desencontrados podem resultar na ineficiência de toda a produção.

Toda a empresa deve estar envolvida, desde o Departamento Comercial, passando por Suprimentos em todos os seus setores, centros de custo produtivos, em toda a gama de trabalhos e, também com um banco de dados de serviços terceirizados em qualquer uma das áreas de atuação, seja pré-impressão ou fases do acabamento. Não podemos esquecer o departamento de Logística e Faturamento, que devem ter comunicação com o sistema.

Para a Micro e pequena empresa, podemos fazer uma “gambiarra” em Excel, porém não aconselho. Já existem algumas empresas de Software Gráfico que contemplam este Público mais desprovido de verba para investir.

O PCP, entretanto, pode e deve hoje em dia ser baseado em sistemas computadorizados, através de ferramentas de gestão. Os principais programas específicos para a Industria Gráfica existentes no nosso mercado atualmente são Calcgraf, Ecalc, Bremen Sistemas, Login, EFI-Metrics, Zênite e outros, cada um com características voltadas para certo porte de empresa.

A empresa gráfica só tem a ganhar apostando também em terceirização. Não se trata de apenas mandar fazer o serviço fora, há vários benefícios nessa decisão. Além da redução da estrutura organizacional, cito a redução do ativo, simplificação da organização, melhoria da qualidade em função da especialização, aumento da produtividade e consequente redução de custos.

Finalizando, devo salientar que o PCP na empresa gráfica é na verdade o “Centro Nervoso” da empresa onde tudo é centralizado, digerido e delegado. É o departamento que atua como redutor de custos na empresa e, portanto, gerador do lucro.

Se você ainda calcula Papel x 3 ou não sabe o custo do seu produto ou não conhece a sua capacidade de produção, está mais do que na hora de se informar sobre programas de gestão para sua empresa.

*Thomaz Caspary é Consultor de empresas, engenheiro gráfico e diretor da Printconsult Ltda. – tcaspary@uol.com.br – Tel.: (11) 3167-6939 e (11) 99175-2776.